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Scraps de Boa Tarde e outros em Scraps Gospel ®




quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oiiiiiiiiiiiiii
Bom, acho que todo mundo aqui ja sabe que eu amOooo dançar pra Deus, e sabem tbm que eu fui por alguns anos lider do ministerio com crianças e juniores. E sabem o que eu mais amava? que eu podia misturar os dois. Como assim? Vou explicar. Minhas crianças tinham entre 6 e 12 anos, e como nessa idade as crianças ja são bem mais espertas e aprendem bem, eu ensaiava coreografias e danças com elas, no final o resultado era sempre lindo. E o bom é que elas tem força de vontade. Estarei agora postando um texto que li e achei muito legal, mas como estava salvo no meu computador, não lembro onde peguei. Espero que vcs gostem! bjuss...




CRIANÇAS NA DANÇA
Introdução

Começo esse artigo com a seguinte afirmação: Da boca das crianças sai um perfeito louvor e do seu corpo um movimento perfeito. Na prática isso não funciona muito bem. As equipes de dança já estão ocupadas demais com seus problemas, e colocar crianças no meio deles seria como jogar lenha na fogueira. Crianças dançando? Estamos acostumados a ver somente as "mocinhas" e "mocinhos" dançando lá no altar e há uma exclusão das crianças em relação a dança. Criança não tem entendimento das coisas espirituais, eu concordo plenamente com você! Lembram de Samuel? Cresceu no templo, servia a Eli e desconhecia a Deus, ele vivia no templo mais não conhecia a Deus e a bíblia nos relata que a palavra ainda não tinha sido manifesta a ele, mas, um fato interessante é que ele desde criança estava no templo "servindo". Deus estava preparando Samuel para trazer restauração a toda uma geração. Era costume dos sacerdotes e levitas ensinar o ofício para os seus filhos para que estes continuassem a obra quando morressem. E quem você está treinando para te substituir? Quem é o herdeiro da tua unção profética? ou você pensa que viverá para sempre? Essas são questões que precisam ser repensadas. Jesus em seus ensinamentos disse que deixassem as crianças irem até ele, porque dessas tais seria o reino dos céus; Neste contexto bíblico Jesus nos deixa um ensinamento sobre o modo de tratar uma criança. Nós adultos sempre estabelecemos nossas regras e vontades, desacreditando no potencial que existe dentro de cada criança. Isso se dá pela falta de consciência da criança, do que é certo e errado e pela sua inconstancia no querer. Uma criança não entende quando o pai fala: Não ponha o dedo na tomada, pois você vai levar um choque! Sua consciência ainda está se formando e isso vai acontecendo com a vivência diária. Essa criança só vai entender que não pode colocar o dedo na tomada depois que ela receber a discarga elétrica. Do ponto de vista judaico, uma criança só deixa de ser criança depois de completar 13 anos, numa cerimônia chamada Bar Mitzvah, que é a transição da fase infantil para a fase adulta e quando o jovem assume seus compromissos com a religião e com a comunidade, ou seja, ele responde por si mesmo diante de Deus. (na volta de Jesus, toda criança com menos de 13 anos será automaticamente arrebatada). Segundo Piaget, uma criança possui estruturas mentais diferentes das dos adultos. Precisamos entender que uma criança não é um adulto em miniatura, ele tem seus próprios caminhos para determinar a realidade e ver o mundo. Desde o ventre materno a criança recebe estimulos psicomotores, uma gama de informações estão sendo processadas em seu cérebro. Partindo desse ponto de vista vemos que toda criança se estimulada, tem capacidade de desenvolver movimentos, perceber/conhecer seu corpo e criar movimentos baseados em uma idéia pré estabelecida por seu professor.
Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos; ternura pelo que ela é, respeito pelo que poderá ser". Piaget.
Aos 6 anos de idade proximadamente 90% a 95% do cérebro já está desenvolvido (fisicamente), nesse período devem ser estimulados ao máximo a coordenação motora, o equilibrio, tudo isso por métodos lúdicos (brincadeiras e jogos). Deste modo o cérebro da criança vai precessando informações e isso reflete em seu comportamento e desenvolvimento mental, fisico e social. Uma criança que não brinca, tem maiores chances de se tornar um adulto anti-social.
"Os jogos favoritos incluem correr para pegar outras crianças, esconder e achar, procurar objetos que estão faltando e jogos de adivinhação. Certas regras vão se tornando necessárias. Estão ligadas ao tipo de jogo e não a quem vence ou perde". Piaget
Esse artigo sobre crianças me fez lembrar uma pergunta que li uma vez: O que é preciso para ensinar/adestrar um cachorro? Resposta: Saber mais que ele. No caso da criança isso não é o bastante, saber mais do que uma criança é natural visto que nosso cérebro já recebeu e recebe informações por tempo maior, porém, o que faz a diferença na hora de ensina uma criança é o modo como lhe é transmitida a informação. Uma criança não entenderá nada se você pegar um livro de "regras e normas" e começar a ler para ela. Seu intelecto ainda não consegue processar esse tipo de informação pelo fato de desconhecer, as palavras, o sentido em que foram escritas e outros fatores. Mais quando você apresenta uma proposta de forma lúdica, ou seja, na forma de uma brincadeira ou de um jogo, aquele conhecimento se infiltrará de forma eficaz. O que eu quero dizer é que uma criança na dança não deve ser tratada como um adulto e vice e versa.
Crianças são extremamente receptivas ao lúdico, no fim do ano passado eu trabalhei com crianças em uma escola aqui do bairro e vi que as crianças precisam de atividades que tenham como objetivo a inclusão cultural, pois, nas periferias não exitem possibilidades e acesso a cultura. Muitas crianças nunca foram ao teatro. A dança nas escolas é uma forma de resgatar valores e apresentar Jesus como uma solução para aquela pequena vida.Treinando a flexibilidade em crianças
Uma criança tem um ângulo de flexibilidade muito amplo, a condição física a ser atingida esta em momento ótimo, mas com óbvios limites de rendimento máximo; limite o qual não deverá ser exigido em treino, as atividades físicas devem possuir objetivo lúdico, educacional e não competitivo.
"A atividade esportiva precoce terá tanto melhores condições de se fazer educativa quanto mais próxima ficar do jogo e mais se afastar da rigidez do treinamento". Revista Sprint, ano IV
É de suma importância treinar uma criança visando com condicionamento físico através de brincadeiras, pois nessa idade uma criança não precisa de tantos exercícios de alongamento, o que deve ser enfatizado nas aulas é o aquecimento, pois seu corpo está em uma fase de mudanças e se a criança tem esse treinamento desde pequena, certamente seu corpo acompanhará esse ritmo sem muitos esforços.
A capacidade de concentração da criança é muito baixa, qualquer coisa a destrai, os professores devem levar isso em consideração! Isso não significa que essa criança não seja capaz de executar as atividades que lhe são impostas."Uma criança é sempre uma criança onde quer que possa estar. Mas uma criança só é criança por uma vez... E alguns dizem que se ela não for criança que é ajudada a crescer, então ela poderá não ser o adulto que poderia ter sido ... Flinchum

Bom pessoal, não acabou não, tem mais, mas amanha prometo que passo aqui pra postar o restante do texto

3 comentários:

  1. Rayane,

    Muito bom este texto.

    Qdo. vc. diz: "Estamos acostumados a ver somente as "mocinhas" e "mocinhos" dançando lá no altar e há uma exclusão das crianças em relação a dança. Criança não tem entendimento das coisas espirituais, eu concordo plenamente com você! Lembram de Samuel?"

    No meu ponto de vista, colocar crianças juntos com as "mocinhas" e "mocinhos" trará muitas dores de cabeça em diversos fatores que distanciam uns dos outros.

    Ex: > Idade - Dependendo o tema proposto, a criança não tem maturidade para entendê-lo.
    > Pais - Muitas vezes não são as crianças q. precisam ser disciplinas em questão dos dias e horários dos ensaios e, sim os pais.
    > Maquiagem - Certa vez na outra igreja, uma mãe brigou com a líder da dança pq. usou na filha dela uma maquiagem que, no entender dela, estava "forte". Sendo que, a maquiagem estava dentro da proposta que iamos trabalhar.
    > Roupas - Muitos lideres tem muito cuidado com os tipos de roupas que iram ministrar na igreja, no entanto, sempre tem aqueles pais se são totalmente contra. Outros não têm $.
    > Vida espiritual - por + q. os filhos gostem da dança, eles só terão uma vida com Deus, vendo o modelo dos pais ou da(s) pessoa(s) que cuidam desse.

    Trabalhar eventualmente com crianças, adolescentes e adultos na dança, é uma proposta que trará união, do contrário, vira um caos.

    Na minha igreja tem os grupos de dança dos adolescentes e adultos. O trabalho com as crianças na dança, as equipes do Kid´scipulos cuidam disso.

    ;-)

    bjjjjjjj

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  2. Ops! Obrigada pela visita, amada!

    bjjjj

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  3. Olá Rayane!
    Esse texto é muito interessane, pois muitas nós subestimamos as crianças, mas como você disse é delas vem perfeito louvor...E precisamos ter uma adoração como a delas(pura-verdadeira-simples), para agradar o Pai celestial!
    Valeu por sua visita la no meu blog...
    FICA NA PAZ...

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