Bom, acho que todo mundo aqui ja sabe que eu amOooo dançar pra Deus, e sabem tbm que eu fui por alguns anos lider do ministerio com crianças e juniores. E sabem o que eu mais amava? que eu podia misturar os dois. Como assim? Vou explicar. Minhas crianças tinham entre 6 e 12 anos, e como nessa idade as crianças ja são bem mais espertas e aprendem bem, eu ensaiava coreografias e danças com elas, no final o resultado era sempre lindo. E o bom é que elas tem força de vontade. Estarei agora postando um texto que li e achei muito legal, mas como estava salvo no meu computador, não lembro onde peguei. Espero que vcs gostem! bjuss...

CRIANÇAS NA DANÇA
Introdução
Introdução
Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos; ternura pelo que ela é, respeito pelo que poderá ser". Piaget.
Aos 6 anos de idade proximadamente 90% a 95% do cérebro já está desenvolvido (fisicamente), nesse período devem ser estimulados ao máximo a coordenação motora, o equilibrio, tudo isso por métodos lúdicos (brincadeiras e jogos). Deste modo o cérebro da criança vai precessando informações e isso reflete em seu comportamento e desenvolvimento mental, fisico e social. Uma criança que não brinca, tem maiores chances de se tornar um adulto anti-social.
"Os jogos favoritos incluem correr para pegar outras crianças, esconder e achar, procurar objetos que estão faltando e jogos de adivinhação. Certas regras vão se tornando necessárias. Estão ligadas ao tipo de jogo e não a quem vence ou perde". Piaget
Esse artigo sobre crianças me fez lembrar uma pergunta que li uma vez: O que é preciso para ensinar/adestrar um cachorro? Resposta: Saber mais que ele. No caso da criança isso não é o bastante, saber mais do que uma criança é natural visto que nosso cérebro já recebeu e recebe informações por tempo maior, porém, o que faz a diferença na hora de ensina uma criança é o modo como lhe é transmitida a informação. Uma criança não entenderá nada se você pegar um livro de "regras e normas" e começar a ler para ela. Seu intelecto ainda não consegue processar esse tipo de informação pelo fato de desconhecer, as palavras, o sentido em que foram escritas e outros fatores. Mais quando você apresenta uma proposta de forma lúdica, ou seja, na forma de uma brincadeira ou de um jogo, aquele conhecimento se infiltrará de forma eficaz. O que eu quero dizer é que uma criança na dança não deve ser tratada como um adulto e vice e versa.
Crianças são extremamente receptivas ao lúdico, no fim do ano passado eu trabalhei com crianças em uma escola aqui do bairro e vi que as crianças precisam de atividades que tenham como objetivo a inclusão cultural, pois, nas periferias não exitem possibilidades e acesso a cultura. Muitas crianças nunca foram ao teatro. A dança nas escolas é uma forma de resgatar valores e apresentar Jesus como uma solução para aquela pequena vida.Treinando a flexibilidade em crianças
Uma criança tem um ângulo de flexibilidade muito amplo, a condição física a ser atingida esta em momento ótimo, mas com óbvios limites de rendimento máximo; limite o qual não deverá ser exigido em treino, as atividades físicas devem possuir objetivo lúdico, educacional e não competitivo.
"A atividade esportiva precoce terá tanto melhores condições de se fazer educativa quanto mais próxima ficar do jogo e mais se afastar da rigidez do treinamento". Revista Sprint, ano IV
É de suma importância treinar uma criança visando com condicionamento físico através de brincadeiras, pois nessa idade uma criança não precisa de tantos exercícios de alongamento, o que deve ser enfatizado nas aulas é o aquecimento, pois seu corpo está em uma fase de mudanças e se a criança tem esse treinamento desde pequena, certamente seu corpo acompanhará esse ritmo sem muitos esforços.
A capacidade de concentração da criança é muito baixa, qualquer coisa a destrai, os professores devem levar isso em consideração! Isso não significa que essa criança não seja capaz de executar as atividades que lhe são impostas."Uma criança é sempre uma criança onde quer que possa estar. Mas uma criança só é criança por uma vez... E alguns dizem que se ela não for criança que é ajudada a crescer, então ela poderá não ser o adulto que poderia ter sido ... Flinchum
Rayane,
ResponderExcluirMuito bom este texto.
Qdo. vc. diz: "Estamos acostumados a ver somente as "mocinhas" e "mocinhos" dançando lá no altar e há uma exclusão das crianças em relação a dança. Criança não tem entendimento das coisas espirituais, eu concordo plenamente com você! Lembram de Samuel?"
No meu ponto de vista, colocar crianças juntos com as "mocinhas" e "mocinhos" trará muitas dores de cabeça em diversos fatores que distanciam uns dos outros.
Ex: > Idade - Dependendo o tema proposto, a criança não tem maturidade para entendê-lo.
> Pais - Muitas vezes não são as crianças q. precisam ser disciplinas em questão dos dias e horários dos ensaios e, sim os pais.
> Maquiagem - Certa vez na outra igreja, uma mãe brigou com a líder da dança pq. usou na filha dela uma maquiagem que, no entender dela, estava "forte". Sendo que, a maquiagem estava dentro da proposta que iamos trabalhar.
> Roupas - Muitos lideres tem muito cuidado com os tipos de roupas que iram ministrar na igreja, no entanto, sempre tem aqueles pais se são totalmente contra. Outros não têm $.
> Vida espiritual - por + q. os filhos gostem da dança, eles só terão uma vida com Deus, vendo o modelo dos pais ou da(s) pessoa(s) que cuidam desse.
Trabalhar eventualmente com crianças, adolescentes e adultos na dança, é uma proposta que trará união, do contrário, vira um caos.
Na minha igreja tem os grupos de dança dos adolescentes e adultos. O trabalho com as crianças na dança, as equipes do Kid´scipulos cuidam disso.
;-)
bjjjjjjj
Ops! Obrigada pela visita, amada!
ResponderExcluirbjjjj
Olá Rayane!
ResponderExcluirEsse texto é muito interessane, pois muitas nós subestimamos as crianças, mas como você disse é delas vem perfeito louvor...E precisamos ter uma adoração como a delas(pura-verdadeira-simples), para agradar o Pai celestial!
Valeu por sua visita la no meu blog...
FICA NA PAZ...