br />

Scraps de Boa Tarde e outros em Scraps Gospel ®




quinta-feira, 23 de julho de 2009

Crianças na Dança- parte 2

Oiiiiiiiii, como prometido ontem, vou continuar aqui o texto sobre crianças na dança...


Iniciando uma Criança na Dança

Inicialmente o trabalho a ser realizado com uma criança deve ter foco na melhoria do equilibrio, do controle, da coordenação e da postura.Um dica muito boa é você ir em uma biblioteca e pegar um livro sobre "psicomotricidade" ele vai te dar um leque de atividades que visam a melhoria destas características acima citadas. O treinamento de uma criança requer muito esforço e conhecimento do professor, por isso seja paciente que os resultados virão. Muitas vezes queremos que uma criança "inesperiente" na dança execute os mesmos movimentos de uma que já está treinada. Ou quando tentamos colocar crianças para dançar no meio de adultos, são pessoas diferentes, mundos diferentes, então os movimentos precisam ser específicos para cada idade;
Neste campo o professor deve passar todo o conteúdo da aula através de descoberta orientada, o que é mais fácil do que trabalhar dando comandos. Não imponha o que a criança deve fazer, mas, proponha a ela tarefas que proporcionem a descoberta de suas capacidades, tudo isso dentro das possibilidades de cada idade. Uma tarefa interessante é dividir em grupos e propor a cada grupo a criação de uma pequena sequência e depois apresentar aos colegas. Deste modo, a criança vai sendo treinada e se tornará apta para criar suas próprias montagens.
Um erro que muitas pessoas cometem é querer o máximo de resultado em um prazo mínimo de tempo, isso sem dar uma estrutura para que os resultados esperados sejam satisfatórios. O trabalho com uma criança é lento, o professor deve observar cada aluno e dicernir através do que ele observar quais são as melhores atividades para aquele grupo de crianças. Existem crianças que não tem equilíbrio, outros que tem a motricidade parcialmente desenvolvidade, outros ainda que não tem noções de espaço ou direção. Tudo isso precisa ser observado e aperfeiçoado pelo professor, não se trata de chegar num ensaio e passar uma coreografia e ficar gritando, porque ciclano tá errando, beltrano tá no lugar errado, se trata de estudar minuciosamente as "deficiências" de cada criança. E essa é uma ótima porta de entrada para aquelas crianças que são deficientes, tudo é possível. Na dança descobrimos que tudo se faz, tudo se aproveita. Passou o tempo em que a dança era território de Corpos Perfeitos.
Não devemos nos preocupar com a quantidade de atividades que iremos oferecer para os alunos, mas sim, qualidade, adequação e principalmente uma participação espontânea, que acima de tudo proporcione prazer, para não cairmos num processo mecanicista.Através das atividades de Dança, pretendemos que a criança evolua quanto ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos (conhecimento).


Fatores a serem pensados...

Você já viu uma Criança responsável? Se viu, me apresente!Não espere responsabilidade extrema de uma criança, não cobre no horário, ela nem hora sabe ver horas. Para que essas questões sejam sanadas sem muitas confusões comunique ao responsável da criança, a hora, o dia, a roupa que tem que usar, e o que mais você precisar! A criança lentamente passa a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica - comumente vendo outras pessoas mais como objetos do que pessoas, não sabendo que estas possuem sentimentos próprios. Todas as crianças possuem algumas necessidades físico-psicológicas que precisam ser atendidas para que a criança tenha uma maturação adequada. Necessidades essas como alimentação, higiene, moradia, educação, etc. Eu fico impressionado com essas crianças que vão nos programas de televisão e fazem um verdadeiro show e as crianças na casa de Deus, são timidas e sem criatividade. A diferença é que o mundo vê as crianças como potências futuras e investem no crescimento delas. Já a igreja não dá crédito as crianças e acham que já estão fazendo um ótimo papel só ensaiando os "Cordeirinhos de Cristo" para cantar "Eu sou uma Florzinha de Jesus" no culto de domingo.Líderes, cobrem dos pais dessas crianças, eles precisam se despertar para o desenvolvimento dos seus filhos e não tratá-las como um bando de gente pequena.Se tem crianças que dançam em sua igreja, que façam aulas de dança para aprimorar, de teatro ou de canto. Mais elas não podem ficar alienadas ao que está acontecendo dentro da igreja, as crianças precisam ter uma participação na adoração. Essa semana fui a um evento de dança no shopping aqui da cidade e mais uma vez me surpeendi com o potencial de várias crianças que estava ali dançando, foi muito lindo o espetáculo e gostaria que as crianças cristãs tivessem a mesma empolgação em adorar a Deus. Esse tempo chegou! Eu Creio!


Há possibilidade das crianças adorarem a Deus com seus corpos,
e pode crer que espontaneidade está na natureza de ser crianças.


Bom, termino aqui o texto sobre crianças na Dança... Que Deus abençoe a todos... bjusss...

2 comentários:

  1. Por mais que os pais, pastores e os professores digam para as crianças a razão de irem às igrejas, elas não conseguem associar p/ sua realidade o que a mesma representa.

    A Igreja de Cristo tem que ser muito mais atraente do que o mundo.

    Essas mesmas crianças que nem sabem o pq. estam sendo colocadas num papel de "cordeirinhos" na igreja, sabem muito bem quando são colocadas num papel qualquer nas suas escolas. Pois, apesar de serem crianças e não terem maturidade para entender, o que faz essas entenderem a proposta de uma peça ou dança é, o modo como o líder ira apresentar aos pequenos.

    bjjjj

    ;-)

    ResponderExcluir

Comentemmmmmmmmmmmmm... Brigadinho!